O tema de hoje está diretamente ligado ao licenciamento de uma marca, este inclusive abordado em nossos artigos e que denota a importância da propriedade intelectual, principalmente sobre o recebimento de um valor, o qual chamamos de royalties.
Os royalties são calculados de acordo com o termo de uso e duração pelos licenciados e pode ser por meio de pagamento de uma porcentagem ou um valor fixo de uma unidade vendida.
E quais seriam os tipos de propriedade intelectual que concede o direito aos royalties?
Patentes: ligados ao uso da tecnologia ou invenções.
Direitos autorais: por meio de obras literárias, músicas, software, jogos, entre outros.
Marcas: exploração comercial do nome.
Franquias: bem conhecidas no mercado brasileiro, e é inerente ao direito do franqueado de operar uma unidade de determinada franquia e repassar o valor correspondente ao franqueador.
A importância dos royalties para uma empresa é clara, pois é uma forma de remunerar os criadores e inventores pelo uso das suas criações, o que incentiva cada vez mais novos produtos no mercado.
Além disso, a possibilidade de expansão no mercado através do contrato de licenciamento e recebimento de royalties sem a necessidade de grandes investimentos é infinita, principalmente com novas instalações e/ou equipamentos.
Quer assistir a explicação? Então, aperte o play no vídeo a seguir:
Forte abraço.