Aqui também dedicarei conteúdo para empresas. As sextas-feiras serão disponibilizados artigos. Mas hoje a postagem será um pouco antes e vocês amanhã compreenderão o motivo.
Para entendermos melhor o assunto, primeiro definimos previamente o que seria um Código de Conduta.
Os estudiosos e profissionais na área, definem o Código de Conduta em um dever agir, ou seja, dita valores, condutas e políticas que devem ser respeitadas por todos os membros da empresa. Isso mesmo, ele não vale apenas para uma categoria de empregados.
O Código de Conduta eleva o nível de autoridade e referência de determinada empresa, por isso que atualmente é muito importante.
Mas o que é necessário?
Como esse documento visa complementar as obrigações legais, o ideal e primordial é que seja claro e objetivo, ou seja, a compreensão tem que atingir tanto o empregado que trabalha na base da empresa até o seu presidente.
Podemos destacar como prática prévia para qualquer elaboração, a consulta a todos os membros das equipes da empresa, pelo menos os líderes, gerentes e supervisores dos setores, pois eles acompanham de perto a rotina e com isso serão os melhores aliados para esse momento.
Além disso, um bom código deve ter:
• Os seus valores conforme a ética do mercado.
• Os motivos e a definição.
• A sua aplicação.
• Elencar as legislações aplicáveis e as condutas esperadas dos seus colaboradores (Direitos e deveres).
• O Relacionamento com terceiros (aquelas pessoas que não têm a sua carteira assinada com a empresa).
• Melhorias para o ambiente de trabalho.
• Políticas.
• Publicidade e data.
Esse rol não é taxativo, mas a base para um bom Código de Conduta é essa.
Foi criado para promover dentro do ambiente empresarial a garantia do tratamento igualitário, o trabalho humanizado, empresas modelos, como a nossa legislação trabalhista protege.
Assim, evita e muito a prática do Assédio Moral e Sexual dentro do contrato de trabalho, pois a empresa ao criar um código de conduta precisa disponibilizar meios para a comunicação da sua violação por quem quer que seja.
Engana-se quem pensa que o Código de Conduta só deve ser aplicado para as empresas e órgãos públicos. Com as constantes mudanças sociais e nas leis, a sua presença nas empresas privadas se torna essencial.
Forte abraço.
Artigo divulgado também no meu perfil do Linkedin – dia 02/10/2020.