Primeiro explicarei o que é Startup. Startup é uma empresa inovadora e com rápido crescimento relacionada à tecnologia e informação.
Sou advogada trabalhista há mais de 07 anos, moro, ainda, no Estado do Rio de Janeiro. Uma cidade completamente voltada para o concurso público.
Sempre almejei aprender sobre a criação de uma empresa, inclusive para ajudar, enfim, contribuir na implantação do conceito empresarial diferente do modelo clássico. Aquele que defendo ser o ideal, humanizado.
Com o advento, no mercado brasileiro, da startup, o meu interesse aumentou, mas por motivos pessoais, deixei os estudos de lado.
Na pandemia, a minha oportunidade veio e conto para vocês o meu objetivo e aprendizado com o curso sobre “Criação de Startup” ministrado pela Universidade de São Paulo (USP).
Não tinha e não tenho a pretensão de montar efetivamente uma startup, mas como disse anteriormente, por ser uma advogada trabalhista, entender melhor esse universo e contribuir de certa forma com os meus conhecimentos para o crescimento desse mercado no país, ainda mais no momento delicado que vivemos.
Por lidar diretamente com todos os tipos de empresas, vejo a dificuldade do mercado brasileiro em desburocratizar, principalmente em termos de investimento e tributação.
O caminho encontrado, por exemplo, é pejotização da mão-de-obra, mas muitos empresários não sabem como aplicar corretamente, gerando consequentemente, um passivo empresarial desnecessário, visto muitas, na sua grande maioria, não desenvolver um bom plano de negócio e se ver obrigado a retirar do seu investimento para sanar passivos trabalhistas.
Além disso, a resistência gigantesca do pensamento cooperativo, onde todos contêm tarefas, comprometimentos, responsabilidade, um valor de time enraizado. Porque digo isso, tarefas mal desempenhadas podem afetar significativamente a criação da startup e nem conseguir avançar para o nível das pesquisas, obsessão pelo usuário, marketing, ecossistemas, entre outros.
Com o curso percebi, que o meu posicionamento para a essencialidade de uma consultoria jurídica boa na criação de uma startup não é um exagero, fato até considerado por algumas empresas tradicionais, mas infelizmente na rede de startup só recorrem a essa prestação de serviço, quando de fato há um conflito judicial.
Algumas ferramentas utilizadas para estudo de negócio também podem ser utilizadas dentro de uma empresa, por exemplo, como o mapa da empatia.
As minhas maiores dificuldades iniciais eram entender os investimentos de forma palpável, estratégias a serem adotadas, mas compreendi que o grande segredo é o empresário estar atento às porcentagens do investimento ao desenvolvimento da empresa (em todos os setores), eliminando o ego em todas as fases.
Apliquei os conhecimentos adquiridos com os clientes já existentes no meu escritório, mas por eles serem empresas com o pensamento clássico, percebi muitas resistências, muitos recorrendo aos empréstimos, parcelamentos de tributos, ou seja, endividamentos e mais endividamentos até não suportando a crise e fechando as suas portas.
Confesso, a minha sede em participar do mundo empresarial e querer aprofundar o conhecimento é gigantesca, pois vejo dia – a – dia as relações trabalhistas enfraquecerem, empregados sendo abusados de forma desumana e empresas promissoras fecharem.
Sim, trabalhar para uma startup desenvolvendo uma consultoria jurídica trabalhista, que atendam às necessidades desse início, meio e sucesso, é o meu objetivo, pois por ter um conhecimento na área de Direito do Trabalho e Processo, sendo especialista, finalmente concretizei a importância de um bom time para o negócio.
Precisamos incentivar o pensamento da mudança cultural brasileira, em relação ao universo do empreendedorismo e startup, assim tornando um padrão do mercado, acredito que o Brasil conseguiria desenvolver um poder econômico importante, mas para isso o brasileiro também deverá mudar a sua cultura de ser “vira-lata” perante o mercado internacional.
Para maiores informações, acesse a aba “Contatos” ou o botão do aplicativo Whatsapp na tela.
Forte abraço.
Priscila Ferreira | Advogada Trabalhista | Direito com Acesso.