Liderança e a visão moderna.


Esse artigo abordará a questão da liderança, seus conceitos, consequências no mercado (ainda na pandemia e pós) e seus reflexos no mundo jurídico.

Tratarei sobre um tema não específico do ramo do Direito, mas que está diretamente ligado à esse universo, principalmente por ser importante para nós advogados.

Para quem não me conhece, além de advogada, atuo no ramo do departamento pessoal, recursos humanos, possuo cursos em liderança, negociação e estratégia.

A liderança, uma pequena pausa para incluir nesse cenário tanto os empresários, quanto os empreendedores, pois no meu ponto de vista, não deixam de ser líderes em suas empresas, durante anos era abordada no conceito vertical. Aqui, ressalto tanto as empresas de grande porte, quanto as microempresas.

Mas como seria essa liderança/hierarquia vertical?

Explicarei por meio de exemplo. Imagine uma pirâmide. Na sua base está o empregado, acima o Supervisor, após o Gerente, até o seu topo, o qual é preenchido pelo Presidente.

Essa seria a liderança/hierarquia vertical. Conseguiram compreender?

Atualmente, ainda mais no período da pandemia (afinal, a doença não foi extinta) e pós, a realidade do mercado é o conceito da liderança/hierarquia horizontal.

Esse conceito vem sendo trabalhado nas empresas de grande e médio porte há um tempo. É o tipo de liderança “humanizada”, tendo em vista esses líderes buscarem através da sua dinâmica, ao longo do ano, o conhecimento das necessidades dos seus colaboradores, concedendo mais liberdade, inclusive para a resoluções dos problemas, a fim de que os objetivos e missões das organizações sejam alcançados.

Essas atitudes demonstram de forma mais palpável as necessidades da empresa como um todo. Não abomino a existência da hierarquia, inclusive respeito e defendo que deve existir, porém sempre no caminho de praticar cada vez mais a colaboração, parceria e a ideia do conjunto (todo).

A realidade para os microempresários até empresas de pequeno porte ainda é a do conceito da liderança/hierarquia vertical.

Pois bem, mas qual a relação do tema ao mundo jurídico?

Todo. Nós advogados necessitamos desses personagens para qualquer demanda solicitada, por exemplo, nas ações judiciais.

Para quem não tem o conhecimento, o setor jurídico de uma determinada empresa não cuida apenas de um ramo específico e por muitas vezes a demanda é muito intensa, tanto que os operadores do Direito (advogados) não conseguem acompanhar a rotina da organização e dos seus membros.

Existindo Líderes, chefes de Departamento pessoal, Recursos humanos e colaboradores, alinhados, a confecção dos relatórios, a resolução extrajudicial, uma produção de prova em qualquer ação e o direcionamento na audiência tornarão mais práticas as rotinas e com êxitos maiores para as empresas.

Desta forma, é importante atualizarmos o nosso conceito e nos adequarmos a esse novo mundo que está já é uma realidade.

Forte abraço.

Deixe um comentário

WeCreativez WhatsApp Support
Entre em contato comigo agora!
👋 Olá, como eu posso te ajudar?