Engana-se quem desconsidera a folha de pagamento na contratação do empregado, na verdade a sua consideração é fundamental nesta fase, tendo em vista a empresa precisa colher todos os dados do empregado. Caso contrário, não conseguirá realizar o fechamento do mês.
Além de testar as habilidades e enquadramento do empregado na vaga ofertada pela empresa, a verificação da disponibilidade dos documentos, que vou descrever para vocês, é imprescindível, pois ocorrendo a ausência, a empresa pode solicitar em tempo hábil para o empregado.
Com o advento do programa e-social através do Decreto nº 8.373/2014, a empresa possui prazos para cadastro e fechamento da folha no sistema.
Por exemplo, para cadastrar o seu empregado é exigido o prazo de 01 dias antes e para fechar a folha o último dia útil do mês.
Mais para frente irei aprofundar esses temas. Agora, vamos entender quais documentos são essenciais para a folha de pagamento.
São eles:
– Identidade
– CPF
-Comprovante de residência.
-Certidão de casamento.
– Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos.
– Carteira de trabalho (apenas os dados, se for digital)
– Cartão do PIS ou cartão cidadão
– Diploma escolar
– Se possuir, o número do cartão do Vale Transporte
– Exame admissional
– Dados do Sindicato do empregado
Pode ocorrer variação nos documentos destacados anteriormente?
Sim, cada empresa, cada atividade exige documentações específicas, mas os relacionados atendem o padrão do sistema e-social.
Espero que o artigo ajude de alguma forma, para maiores informações acesse a aba “contatos” ou o ícone do aplicativo “whatsapp”.
Forte abraço.