Você empresário (a)? O que acha?


A palavra treinamento é derivada do verbo treinar, o qual significa:

  1. tornar hábil, destro, capaz, por meio de instrução, disciplina ou exercício; habilitar, adestrar.
  2. executar regularmente (uma atividade); exercitar, praticar.

Se a sua resposta é não, leia com atenção esse artigo, pois o aprendizado de hoje será sobre os treinamentos de capacitação, quebra das barreiras impostas pelo antigo mercado e ajuda no crescimento do seu negócio.

A prática do treinamento, nas empresas, deve ser desde o CEO até o empregado com o cargo base. Obviamente, teremos a adequação da linguagem e da aplicação do treinamento para cada realidade.

Com a entrada efetiva da Lei de Proteção de Dados (LGPD), devemos enxergar a suma importância do assunto, pois impõe as realidades tanto da manipulação e da proteção dos dados da sua empresa para todos os candidatos e empregados. E estes necessitam, sim, da capacitação.

Mas o que é um treinamento?

O treinamento nada mais é que um conjunto de ações planejadas e traçadas de acordo com o perfil da empresa com o objetivo de transmitir conhecimento, expandir habilidade e atitudes.

Na verdade, é um investimento que será revertido para a sua empresa, uma vez que terá a sua disposição um time capacitado para atender as demandas do seu negócio perante o mercado de trabalho.

É importante destacar que a legislação trabalhista exige que os treinamentos sejam executados sempre nas dependências da empresa e não nas tomadoras de serviços, ou seja, aquelas que contratam empresas para o fornecimento de mão-de-obra específica no seu estabelecimento.

Algumas dicas importantes:

Treinamentos para líderes: conseguir desenvolver a capacidade de impactar positivamente o desempenho de todos na organização; de criar oportunidades para a cooperação entre os membros da organização; de equilibrar a satisfação das pessoas com a necessidade do grupo; e de expressar também as suas necessidades.

Treinamento de supervisores: capazes de estabelecer prioridades para o êxito organizacional; de avaliar os recursos (inclusive os grupos de talento); de fixar os objetivos, de delegar autoridades e responsabilidades; e de monitorar resultados e reconhecer o desempenho dos outros.

Treinamento de gerentes: desenvolver o estabelecimento de políticas que equilibrem as necessidades dos clientes, empregados e acionistas; de elaborar um plano de negócio ideal (curto e longo prazo); de monitorar o desenvolvimento do plano de negócio; e de garantir a sucessão dos principais líderes.

Treinamento de chefes de Departamento Pessoal: estarem aptos para definir padrões; de aplicar o plano de negócio desenvolvido de acordo com as recomendações legais e com o cronograma claro; oferecer oportunidade para desenvolver ou acentuar as competências das pessoas no ambiente de trabalho; e de monitorar os resultados e reconhecer o desempenho dos funcionários.

Treinamento de empregados: promover as habilidades; de reconhecer as dificuldades e dores; de adaptar e aprimorar as funções ao plano de negócio da companhia; incentivar a boa convivência e parceria no ambiente de trabalho e de atribuir responsabilidades e tarefas.

Assim, você conseguirá visualizar de forma concreta a importância da aplicação dos treinamentos no seu ambiente de negócio.

Para quem não sabe, também sou certificada em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas.

Quer saber mais? Entre em contato por meio do link do “aplicativo whatsapp” ou através da aba Contatos.

Forte abraço.

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