A palavra treinamento é derivada do verbo treinar, o qual significa:
- tornar hábil, destro, capaz, por meio de instrução, disciplina ou exercício; habilitar, adestrar.
- executar regularmente (uma atividade); exercitar, praticar.
Se a sua resposta é não, leia com atenção esse artigo, pois o aprendizado de hoje será sobre os treinamentos de capacitação, quebra das barreiras impostas pelo antigo mercado e ajuda no crescimento do seu negócio.
A prática do treinamento, nas empresas, deve ser desde o CEO até o empregado com o cargo base. Obviamente, teremos a adequação da linguagem e da aplicação do treinamento para cada realidade.
Com a entrada efetiva da Lei de Proteção de Dados (LGPD), devemos enxergar a suma importância do assunto, pois impõe as realidades tanto da manipulação e da proteção dos dados da sua empresa para todos os candidatos e empregados. E estes necessitam, sim, da capacitação.
Mas o que é um treinamento?
O treinamento nada mais é que um conjunto de ações planejadas e traçadas de acordo com o perfil da empresa com o objetivo de transmitir conhecimento, expandir habilidade e atitudes.
Na verdade, é um investimento que será revertido para a sua empresa, uma vez que terá a sua disposição um time capacitado para atender as demandas do seu negócio perante o mercado de trabalho.
É importante destacar que a legislação trabalhista exige que os treinamentos sejam executados sempre nas dependências da empresa e não nas tomadoras de serviços, ou seja, aquelas que contratam empresas para o fornecimento de mão-de-obra específica no seu estabelecimento.
Algumas dicas importantes:
Treinamentos para líderes: conseguir desenvolver a capacidade de impactar positivamente o desempenho de todos na organização; de criar oportunidades para a cooperação entre os membros da organização; de equilibrar a satisfação das pessoas com a necessidade do grupo; e de expressar também as suas necessidades.
Treinamento de supervisores: capazes de estabelecer prioridades para o êxito organizacional; de avaliar os recursos (inclusive os grupos de talento); de fixar os objetivos, de delegar autoridades e responsabilidades; e de monitorar resultados e reconhecer o desempenho dos outros.
Treinamento de gerentes: desenvolver o estabelecimento de políticas que equilibrem as necessidades dos clientes, empregados e acionistas; de elaborar um plano de negócio ideal (curto e longo prazo); de monitorar o desenvolvimento do plano de negócio; e de garantir a sucessão dos principais líderes.
Treinamento de chefes de Departamento Pessoal: estarem aptos para definir padrões; de aplicar o plano de negócio desenvolvido de acordo com as recomendações legais e com o cronograma claro; oferecer oportunidade para desenvolver ou acentuar as competências das pessoas no ambiente de trabalho; e de monitorar os resultados e reconhecer o desempenho dos funcionários.
Treinamento de empregados: promover as habilidades; de reconhecer as dificuldades e dores; de adaptar e aprimorar as funções ao plano de negócio da companhia; incentivar a boa convivência e parceria no ambiente de trabalho e de atribuir responsabilidades e tarefas.
Assim, você conseguirá visualizar de forma concreta a importância da aplicação dos treinamentos no seu ambiente de negócio.
Para quem não sabe, também sou certificada em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas.
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Forte abraço.