Semana passada destaquei para você a importância da aplicação da ISO 10015 nos treinamentos.
Cheguei a mencionar a ISO 9001 no artigo, a sua relevância também para o treinamento e hoje vou aprofundar mais esse assunto.
A ISO 9001 cuida do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização.
Engana-se quem pensa que a gestão de qualidade está relacionada apenas ao produto ou ao serviço.
Um mal treinamento ou a sua ausência na empresa pode destruir a reputação da sua marca. Dessa forma, é importante adotar mecanismos que contribuam para a criação de processos mais seguros dentro da sua organização.
A ISO estimula a adoção de uma visão sistêmica de toda empresa. Principalmente em disponibilizar para todos os colaboradores o conceito, missão e valor da organização.
Através da gestão conseguimos identificar as dores dos empregados, melhorar as relações de trabalho, aplicar o verdadeiro conceito de liderança horizontal, entre outros.
De forma prática e resumida o treinamento permite uma gestão de pessoas, informações e até mesmo sobre os pontos financeiros da empresa.
Com o treinamento é possível, logicamente, somado às avaliações e reuniões mensais, semestrais e anuais mensurar as variabilidades e assegurar a qualidade da organização perante o mercado de trabalho.
Estudiosos destacam 08 (oito) pilares da gestão de qualidade. São eles:
- Foco no cliente e sua satisfação;
- Liderança e envolvimento das pessoas na busca pela qualidade;
- Abordagem por processos, que possibilita a visão sistêmica e geral do funcionamento da empresa;
- Busca da melhoria contínua, concentrando-se em aumentar a qualidade e buscar a superação de expectativas dos clientes;
- Abordagem factual para decisões, ou seja, basear decisões importantes em fatos e dados concretos;
- Cultivar relações de benefícios mútuos com fornecedores e empresas parceiras também são pilares de referência desse tipo de gestão.
A gestão de qualidade, bem como a otimização dos processos, deve ser um trabalho contínuo. Por isso, os gestores de cada área precisam sempre implementar os melhores e mais modernos processos, buscando aumentar cada vez mais o desempenho do trabalho.
Mas como implementar a ISO no meu treinamento, mesmo que o meu foco ou da minha empresa não seja a certificação?
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Forte abraço.