Treinamento e a ISO 9001.


Semana passada destaquei para você a importância da aplicação da ISO 10015 nos treinamentos.

Cheguei a mencionar a ISO 9001 no artigo, a sua relevância também para o treinamento e hoje vou aprofundar mais esse assunto.

A ISO 9001 cuida do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização.

Engana-se quem pensa que a gestão de qualidade está relacionada apenas ao produto ou ao serviço.

Um mal treinamento ou a sua ausência na empresa pode destruir a reputação da sua marca. Dessa forma, é importante adotar mecanismos que contribuam para a criação de processos mais seguros dentro da sua organização.

A ISO estimula a adoção de uma visão sistêmica de toda empresa. Principalmente em disponibilizar para todos os colaboradores o conceito, missão e valor da organização.

Através da gestão conseguimos identificar as dores dos empregados, melhorar as relações de trabalho, aplicar o verdadeiro conceito de liderança horizontal, entre outros.

De forma prática e resumida o treinamento permite uma gestão de pessoas, informações e até mesmo sobre os pontos financeiros da empresa.

Com o treinamento é possível, logicamente, somado às avaliações e reuniões mensais, semestrais e anuais mensurar as variabilidades e assegurar a qualidade da organização perante o mercado de trabalho.

Estudiosos destacam 08 (oito) pilares da gestão de qualidade. São eles:

  • Foco no cliente e sua satisfação;
  • Liderança e envolvimento das pessoas na busca pela qualidade;
  • Abordagem por processos, que possibilita a visão sistêmica e geral do funcionamento da empresa;
  • Busca da melhoria contínua, concentrando-se em aumentar a qualidade e buscar a superação de expectativas dos clientes;
  • Abordagem factual para decisões, ou seja, basear decisões importantes em fatos e dados concretos;
  • Cultivar relações de benefícios mútuos com fornecedores e empresas parceiras também são pilares de referência desse tipo de gestão.

A gestão de qualidade, bem como a otimização dos processos, deve ser um trabalho contínuo. Por isso, os gestores de cada área precisam sempre implementar os melhores e mais modernos processos, buscando aumentar cada vez mais o desempenho do trabalho.

Mas como implementar a ISO no meu treinamento, mesmo que o meu foco ou da minha empresa não seja a certificação?

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Forte abraço.

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