Eu já mencionei, anteriormente, a importância do treinamento nas empresas.
Prática essencial e que aos poucos se torna rotina. Hoje abordarei sobre a ISO 10015.
A ISO 10015 fornece para empresas caminhos no sentido de aplicar corretamente os treinamentos nos ambientes de trabalhos com foco, concentração de energia, a fim de alcançar os objetivos operacionais e estratégicos da organização.
Um excelente treinamento necessita da organização e da identificação das dores dos empregados e membros.
De forma a complementar a ISO 9001, a ISO 10015 demonstra que a competência, o treinamento e a conscientização na organização, devem:
a) determinar a competência necessária para o pessoal que executa trabalhos que afetam a conformidade com os requisitos do produto;
b) onde aplicável, prover treinamento ou tomar outras ações para atingir a competência necessária;
c) avaliar a eficácia das ações executadas;
d) assegurar que o seu pessoal está consciente quanto à pertinência e importância de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade;
e) manter registros apropriados de educação, treinamento, habilidade e experiência.
Assim, há uma facilidade para as empresas receberem as suas certificações, principalmente aquelas que já adotam a Gestão por competência.
Mas o que seria Gestão por competência?
É uma metodologia praticada pelos setores dos Recursos Humanos focada em analisar, identificar e gerir os colaboradores, conforme seus perfis profissionais, de modo a enfatizar os pontos de excelência e os pontos que necessitam de melhorias.
Seu objetivo é desenvolver os colaboradores e, ao mesmo tempo, obter o máximo retorno para o negócio por meio das competências individuais e coletivas. Ou seja, a gestão por competência tem impacto direto sobre a performance do empregado.
Estudiosos frisam três testes para a competência essencial:
a) “Valor percebido pelos clientes – Uma competência essencial deve permitir a empresa agregar valor de forma consistente e diferenciada a seus produtos e serviços; valor esse que possa ser percebido pelos clientes.
b) Diferenciação entre concorrentes – Uma competência essencial deve diferenciar a empresa de seus competidores. Precisa ser algo percebido pelo mercado como específico da marca, do produto ou da própria empresa.
c) Capacidade de expansão – Uma competência essencial deve abrir as portas do futuro para a empresa. Não basta que ela seja a base para os produtos e serviços atuais. É necessário que ela possa sustentar novos produtos e serviços. (…)”
Fonte: site qualidade online: https://qualidadeonline.wordpress.com/
As vantagens que a norma oferece são a orientação centrada na tecnologia do treinamento e na aprendizagem organizacional. Traduz a satisfação das necessidades relacionadas com a qualidade do treinamento. A exemplo de outras normas de gestão, utiliza o enfoque baseado em processos, o que é muito simples e prático.
O motivo para tamanha segurança está na vinculação dos investimentos em treinamento com o desempenho organizacional e a exigência que o treinamento tem para adequar aos princípios pedagógicos e os de aprendizagem organizacional.
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Forte abraço.