Treinamento e a ISO 10015


Eu já mencionei, anteriormente, a importância do treinamento nas empresas.

Prática essencial e que aos poucos se torna rotina. Hoje abordarei sobre a ISO 10015.

A ISO 10015 fornece para empresas caminhos no sentido de aplicar corretamente os treinamentos nos ambientes de trabalhos com foco, concentração de energia, a fim de alcançar os objetivos operacionais e estratégicos da organização.

Um excelente treinamento necessita da organização e da identificação das dores dos empregados e membros.

De forma a complementar a ISO 9001, a ISO 10015 demonstra que a competência, o treinamento e a conscientização na organização, devem:

a) determinar a competência necessária para o pessoal que executa trabalhos que afetam a conformidade com os requisitos do produto;

b) onde aplicável, prover treinamento ou tomar outras ações para atingir a competência necessária;

c) avaliar a eficácia das ações executadas;

d) assegurar que o seu pessoal está consciente quanto à pertinência e importância de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade;

e) manter registros apropriados de educação, treinamento, habilidade e experiência.

Assim, há uma facilidade para as empresas receberem as suas certificações, principalmente aquelas que já adotam a Gestão por competência.

Mas o que seria Gestão por competência?

É uma metodologia praticada pelos setores dos Recursos Humanos focada em analisar, identificar e gerir os colaboradores, conforme seus perfis profissionais, de modo a enfatizar os pontos de excelência e os pontos que necessitam de melhorias.

Seu objetivo é desenvolver os colaboradores e, ao mesmo tempo, obter o máximo retorno para o negócio por meio das competências individuais e coletivas. Ou seja, a gestão por competência tem impacto direto sobre a performance do empregado.

Estudiosos frisam três testes para a competência essencial:

a) “Valor percebido pelos clientes – Uma competência essencial deve permitir a empresa agregar valor de forma consistente e diferenciada a seus produtos e serviços; valor esse que possa ser percebido pelos clientes.

b) Diferenciação entre concorrentes – Uma competência essencial deve diferenciar a empresa de seus competidores. Precisa ser algo percebido pelo mercado como específico da marca, do produto ou da própria empresa.

c) Capacidade de expansão – Uma competência essencial deve abrir as portas do futuro para a empresa. Não basta que ela seja a base para os produtos e serviços atuais. É necessário que ela possa sustentar novos produtos e serviços. (…)”

Fonte: site qualidade online: https://qualidadeonline.wordpress.com/

As vantagens que a norma oferece são a orientação centrada na tecnologia do treinamento e na aprendizagem organizacional. Traduz a satisfação das necessidades relacionadas com a qualidade do treinamento. A exemplo de outras normas de gestão, utiliza o enfoque baseado em processos, o que é muito simples e prático.

O motivo para tamanha segurança está na vinculação dos investimentos em treinamento com o desempenho organizacional e a exigência que o treinamento tem para adequar aos princípios pedagógicos e os de aprendizagem organizacional.

Para maiores informações, acesse a aba “Contatos” ou o ícone do “Whatssap”.

Forte abraço.

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